Na última quarta feira, 04/08/2021, o Comitê de Politica Monetaria, COPOM decidiu aumentar a taxa de juros básica da economia (SELIC) em 1 ponto percentual, de 4,25% para 5,25%. O que podemos esperar do câmbio e da economia com essa mudança ?
Com o aumento das taxas de juros pelo Banco Central, é de se esperar que o fluxo de capital estrangeiro para o Brasil aumente, pois, com uma maior remuneração dos títulos públicos federais e em investimentos estrangeiros no Brasil, o real passará a ser uma moeda mais demandada, podendo fazer com que o preço das moedas estrangeiras caiam no curto prazo, porém também é necessário observar como irá se comportar o índice de inflação americano, junto as decisões do FED, a respeito dos juros dos Estados Unidos.
Também é de se esperar que os financiamentos e a oferta de crédito passem a ficar mais caros, uma vez que o custo do dinheiro aumenta, diminuindo o nível de investimento, consumo da população e a demanda agregada.
Podemos associar essa mudança na taxa de juros com a nova variante delta do coronavirus, que implica em uma redução da atividade economica global e para poder controlar um possível aumento da inflação.