Criptomoedas e Bitcoin, o que são e como investir?
Tem interesse em criptomoedas? Não se esqueça de se inscrever na melhor newsletter cripto do Brasil: BG Cripto PRO
A História
O surgimento do Bitcoin em 2008 marcou o início de uma revolução no cenário financeiro global. Nos últimos anos, as criptomoedas deixaram de ser uma novidade para se tornarem protagonistas nos noticiários, transformando investidores vanguardistas em milionários. A valorização expressiva desses ativos digitais trouxe à tona o potencial e a diversidade desse mercado em constante evolução.
Utilizando a tecnologia de criptografia para realizar transações, o Bitcoin surgiu como uma forma de realizar transações com transparência, segurança e descentralização. Isso só é possível graças à blockchain, que é onde são realizadas as transações; na prática, ela atua como um grande livro-razão. Hoje, não existe apenas o Bitcoin, mas mais de 11 mil criptomoedas, com valor de mercado somado de US$1,665 trilhão de dólares, segundo o site Coingecko.
Muita coisa mudou de 2008 para 2023, novas criptos surgiram com diferentes propósitos e objetivos. Talvez, o nome criptomoeda não seja nem o mais indicado, já que elas não são, necessariamente, moedas. Outro nome bastante popular para se referir à cripto é token. Existem criptomoedas que possuem objetivos distintos, por exemplo, o GMX, que é o token da sua corretora homônima, que cobra taxas de seus clientes e repassa para seus detentores, assim valorizando. Ou seja, criptos resolvem problemas e por isso apreciam ou depreciam.
Desafios e Conquistas: Segurança e Golpes no Mundo Cripto
Golpes e fraudes eram frequentemente associados ao mercado cripto, especialmente ao Bitcoin, o que é irônico, considerando que esse ativo é amplamente reconhecido por sua segurança robusta. No entanto, cada vez mais, essa associação está diminuindo à medida que as práticas de segurança e regulamentações se fortalecem. Por que, então, tantas pessoas caíram em golpes? A realidade é que muitas vítimas nunca chegaram a investir efetivamente em criptomoedas. Isso ocorre porque golpistas se aproveitam do notável potencial de valorização das criptomoedas para enganar suas vítimas e fazer com que elas enviem recursos para as contas dos criminosos.
Logo, para evitar cair em golpes envolvendo criptomoedas, existem opções seguras para investir, que incluem grandes corretoras ou fundos de investimentos. Essas alternativas proporcionam um ambiente mais seguro e regulamentado para quem deseja explorar as oportunidades do mercado cripto.
Como comprar Criptomoedas no Brasil
Para se tornar um investidor cripto no Brasil existem 3 caminhos possíveis para serem seguidos:
1.Comprar diretamente nas blockchains
Essa modalidade de investimentos permite que o investidor compre criptomoedas sem a necessidade de um intermediário. Será necessário ter uma carteira digital, também conhecida como wallet. Elas são 100% anônimas e são as responsáveis por armazenar suas criptomoedas. Essa opção permite que você tenha maior autonomia, mas por outro lado demanda um conhecimento técnico de como utilizá-la.
2.Corretoras centralizadas
A maneira mais comum de se investir em cripto no Brasil é por meio de corretoras, como a Binance ou Mercado Bitcoin. Por meio desse modelo, o investidor cria uma conta e realiza a compra das criptos que desejar. A grande vantagem desse modelo é a facilidade e praticidade de uso. Por outro lado, o investidor precisará tomar suas decisões de investimento por conta própria, o que pode ser uma tarefa difícil, visto que há muitas opções disponíveis e muitas delas são ruins.
3.Fundos de Investimento
Um dos modelos menos conhecidos de investir em cripto é por meio de Fundos de Investimento tradicionais, hoje no Brasil existem fundos que são 100% alocados no mercado cripto, alguns com gestão passiva e outros com gestão ativa. O investidor que opta por esse tipo de investimento precisa se atentar para buscar fundos com gestão ativa, caso contrário, eles podem ser menos vantajosos. Além disso, ao escolher um fundo de gestão ativa, o investidor terá acesso a uma equipe profissional escolhendo os ativos de sua carteira e, por isso, pode ser o melhor modelo de investimento em cripto.
No cenário dinâmico das criptomoedas, o BG Cripto Alpha se destaca como um fundo inovador, dedicado a superar os ganhos do Bitcoin, que serve como benchmark para suas operações. Sob a liderança de Bernardo Panteliades, CFA, o fundo adota estratégias de alocação tática e teses de investimento a longo prazo, proporcionando uma abordagem robusta para alcançar rentabilidades consistentemente superiores para seus cotistas com uma equipe altamente qualificada.
Buscando constantemente identificar oportunidades estratégicas no mercado de criptoativos, a equipe de gestão do fundo ajusta sua carteira de investimentos de maneira dinâmica, aproveitando as oscilações do mercado para otimizar ganhos e minimizar riscos. Além da agilidade proporcionada pela alocação tática, o BG Cripto Alpha fundamenta suas decisões em teses de investimento a longo prazo. Isso significa que, enquanto busca oportunidades de curto prazo, o fundo mantém uma visão sólida e estratégica para o futuro das criptomoedas. As análises profundas e as projeções a longo prazo são essenciais para a construção de uma carteira de investimentos resiliente e alinhada com as tendências de mercado.
Em um mundo financeiro em constante transformação, o BG Cripto Alpha oferece a oportunidade de participar da vanguarda dos investimentos em criptomoedas. Seja você um investidor experiente ou alguém que está começando sua jornada nesse universo, contar com um fundo que busca ativamente maximizar seus ganhos e construir um futuro sólido é fundamental.
CLIQUE AQUI PARA CONVERSAR COM UM ESPECIALISTA E INVESTIR NO BG CRIPTO ALPHA