Você já deve ter visto em algum telejornal ou site a cotação do dólar, do euro e outras moedas.
Geralmente, a cotação vem acompanhada de uma variação percentual, indicando se a moeda em questão valorizou ou desvalorizou. Mas o ponto é: O que faz a moeda subir ou cair? Será que existe um jeito de prever quanto será a cotação do Dólar ou do Euro amanhã? Acompanhe nesse artigo o que move o câmbio entre os países.
Devemos primeiramente entender o que de fato é a taxa de câmbio. Podemos definir o câmbio como a relação entre duas moedas diferentes, ou seja, o quão valorizada uma está em relação a outra. Ele indica quantos reais, por exemplo, você precisa para comprar U$ 1. A taxa de câmbio ou a cotação da moeda é necessário para determinar as proporções de volume de moeda no caso de comércio internacional, de bens e serviços, fluxos de caixa, reavaliação de contas em moeda estrangeira, etc.
Câmbio flutuante
As oscilações de moedas estrangeiras ocorrem devido à entrada e saída de fluxos de moedas internacionais na economia. No Brasil, nossa taxa de câmbio varia segundo o mercado.
Desde 1999, o Brasil se tornou um país com uma economia com câmbio que funciona por regime de banda cambial (mínimo e máximo do dólar).
A taxa de câmbio não é definida pelo governo. Ela varia de acordo com o movimento do mercado, com a lei da oferta e da demanda, além da procura de dólares no Brasil. Nesse cenário, o Banco Central intervém quando o valor da moeda atinge alta e baixa volatilidade durante o pregão. Veja algumas variáveis que alteram os valores da moeda.
A formação de uma taxa de câmbio
A formação de uma taxa de câmbio é um processo complexo de inter-relação da economia e da política nacional e mundial, portanto, em caso da sua previsão há vários fatores, que podem ter um impacto sobre as cotações de moedas, e devem ser tidos em conta.
- Taxa de inflação. O aumento do nível de preços no país leva à diminuição do poder de compra de sua unidade monetária e, respectivamente, à diminuição da taxa de câmbio.
- Taxa de juros. Os bancos centrais de vários países têm um impacto significativo na taxa de uma moeda nacional através da mudança na taxa de refinanciamento. Quando o aumento da taxa de juros está associado ao aperto da política monetária do país, a taxa de câmbio aumenta, mas se a taxa aumente devido à alta inflação, a taxa de câmbio cairá.
- Balança de pagamentos. A balança de pagamentos do país é o fluxo de caixa sob a forma de pagamentos recebidos e pagos pelo país. No caso da balança de pagamentos ativa, a demanda por moeda nacional aumenta, e sua taxa também se fortalece. No caso da balança de pagamentos passiva, aumenta a demanda por uma moeda estrangeira, portanto, a taxa de uma moeda nacional diminui.
- A competitividade dos bens do país nos mercados mundiais. A alta competitividade contribui para o aumento das exportações do país e, portanto, para o ingresso de moeda estrangeira e o crescimento da taxa de sua própria unidade monetária.
- Transações de moeda especulativa e atividade de organizações financeiras. Se uma taxa de câmbio cai por algum motivo, então, na tentativa de eliminar os riscos cambiais, as principais organizações financeiras vendem essa moeda, contribuindo ainda mais para o enfraquecimento de sua posição no mercado de Forex.
- Preços de energia e outras matérias-primas. Se a economia de um país não é diversificada e depende principalmente da exportação de matérias-primas, então, caso os Preços mundiais de mercadorias cair (petróleo, gás, ouro, etc.), a taxa de câmbio nacional cairá também.
Além disso, as taxas de câmbio são afetadas por situações políticas em vários países, como guerras, cataclismos e mais recentemente, o Corona Vírus. Mais frequentemente, notícias inesperadas fundamentais levam ao pânico em massa e, consequentemente, a fortes flutuações cambiais, que eventualmente se estabilizam em novos níveis.
Conclusão
Percebemos que vários são os fatores que oscilam a cotação das moedas. A grande dica para tentar prever o mercado de câmbio fica então em tentar acompanhar o noticiário nos jornais, sites e gráficos para ter uma maior assertividade na hora de fechar suas cotações. Dois sites muito bons para fazer essas consultas são o Investing e o TradingView.
Caso suas dúvidas persistam, você pode consultar um especialista no assunto. Nós da Geraes Payments temos um time dedicado para te auxiliar em qualquer trâmite envolvendo o mercado internacional.